domingo, 12 de dezembro de 2010

A CROMOTERAPIA E OS CHAKRAS

CHAKRAS são centros de energia localizados no corpo astral de onde se estendem para o corpo físico.
O termo chakra vem do sânscrito e significa "roda", devido à forma que estes apresentam.
São semelhantes à flor de lótus, cujas hastes se enraízam na coluna vertebral.
Sua finalidade é catalisar energias vitais que são conduzidas para todo o organismo através do sistema nervoso e dos meridianos.
Cada chakra tem capacidade de absorção maior de uma cor especifica.
O movimento do chakra, quando equilibrado, dá-se no sentido horário e quanto mais evoluída for uma pessoa, mais rápido é este movimento e maior o chakra.

O desenvolvimento pode ocorrer por partes. Exemplo: em um cantor que tenha desenvolvido suas cordas vocais o chakra laríngeo tem tamanho e velocidade giratória maior que os outros; se além de boa voz, ele tiver os sentimentos aguçados, o chakra cardíaco também estará em equivalência com o laríngeo.
Qualquer disfunção nos chakras afeta as glândulas e órgãos correspondentes.

Este distúrbio ocorre pela alteração na rotação do chakra em desequilíbrio, que passa a girar no sentido anti-horário; além de não captar energia para aquela região, a corrente energética flui para fora do corpo, pelo próprio chakra. Desse modo, interfere no metabolismo dos órgãos relacionados a eles.
Assim, para equilibrarmos determinado chakra usamos a cor correspondente a ele, fazendo com que glândulas e órgãos voltem ao estado original de saúde.

Existem inúmeros chakras no corpo, inclusive nas solas dos pés e nas palmas das mãos, mas os principais são os sete do exercício: básico, umbilical, plexo solar, cardíaco, laríngeo, frontal e coronário.

CHAKRA BÁSICO
 
localiza-se na base da coluna. Representa nossa principal ligação com a bioernergia da Terra e nos prende a ela. É o centro da energia física e dos instintos de sobrevivência. Sua cor é o vermelho. Suas glândulas correspondentes são as glândulas supra-renais. Ele atua na coluna vertebral e nos rins. 

CHAKRA UMBILICAL 

situa-se dois dedos abaixo do umbigo. É o centro da procriação, da iniciativa e da criatividade em geral. Sua cor é o laranja. Ele corresponde às gônadas. Atua em todos os órgãos do sistema reprodutor e no baço.

PLEXO SOLAR 

localiza-se acima do umbigo. É a nossa "estação de força", onde é feita a distribuição da energia vibracional que entra e sai. É o centro das emoções. A sua cor é o amarelo. Sua glândula correspondente é o pâncreas. Ele atua no estômago, fígado, vesícula biliar e sistema nervoso.

CHAKRA CARDÍACO 

fica na área do coração. É o centro do amor incondicional e o ponto médio entre os chakras inferiores (físicos) e os superiores (espirituais). É o centro dos sentimentos. Suas cores são o verde e o rosa. Sua glândula correspondente é o timo. Ele atua no coração e no sistema circulatório.

CHAKRA 

LARINGEO está localizado na área da garganta. É o nosso centro da comunicação, governando a forma como nos expressamos no mundo. Sua cor é o azul claro. Sua glândula correspondente é a tireóide. Ele atua no aparelho respiratório, nos pulmões e no canal alimentar.
 
CHAKRA FRONTAL 

também chamado de "terceiro olho", encontra-se logo acima das sobrancelhas, entre elas, dentro da cavidade craniana. É o centro da visão intuitiva e do conhecimento psíquico. Sua cor é o índigo. Sua glândula correspondente é a pituitária. Ele atua no cérebro inferior, olhos, nariz e sistema nervoso.

CHAKRA CORONÁRIO 

situado no alto e no centro da cabeça é conhecido também como chakra da coroa. É nossa principal ligação com o cosmos. Também representa o ponto de recepção da energia espiritual. Suas cores são o violeta e o branco. Sua glândula correspondente é a pineal. Atua no cérebro superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário