quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Saudação ao Sol - Exercício de Yoga

A bela seqüência chamada saudação ao Sol celebra o nascer de cada dia e traz leveza e felicidade para o coração.


Benefícios dos pés à cabeça

A ação da surya namaskar se estende por um vasto território que traz vantagens para o corpo todo. “Ela alonga e fortalece as principais cadeias musculares, movimenta todas as seções da coluna vertebral e equilibra o sistema respiratório”,  E ainda há mais: a saudação ao Sol estimula a circulação sanguínea, linfática e plasmática, fortalece os nervos que revestem a coluna e ainda melhora a distribuição do líquido sinovial, que irriga cartilagens, articulações e tendões, reduzindo as chances de surgimento de doenças reumáticas.

Como tudo o que diz respeito à yoga, os asanas atuam também nas esferas emocional, psicológica e nervosa, acalmando emoções, aumentando a concentração e proporcionando estabilidade mental. “O trabalho respiratório profundo e suave que acompanha os movimentos desintoxica e purifica”, completa Duarte. “Ele limpa os nadis, os canais por onde a energia circula, e ela então é distribuída para irrigar órgãos, vísceras, tecidos e células.”

Logo cedo


O encadeamento das posturas da saudação ao Sol pode variar entre as diferentes linhas e tradições dessa filosofia milenar. Dentro da ashtanga-vinyasa-ioga – ramo que trabalha seis séries fixas de posturas progressivamente mais exigentes –, a surya namascar pode ser feita de duas maneiras, com nove ou 15 asanas. Nessa matéria, ela é formada por uma seqüência de 12 posturas, que formam um fluxo contínuo.

No entanto, em todas elas a seqüência é executada como um aquecimento, antes dos demais asanas que fazem parte da prática. Cada movimento simula a posição dos ponteiros de um relógio imaginário e se propõe a desenvolver no praticante uma virtude – por exemplo, felicidade, compaixão ou lealdade. “Ele também contrabalança o anterior, alongando o corpo de maneira diferente e alternando exercícios de expansão e contração respiratória”

Uma volta completa da saudação compreende duas seqüências – uma é feita começando com a perna esquerda e a segunda com a perna direita. Por ser considerada uma profunda saudação espiritual ao Sol, ela costuma ser realizada por volta das 6 horas, quando o astro começa a nascer. “Nesse horário, a energia prânica está mais pura, mais sutil, e atua melhor no metabolismo, gerando maior disposição, vitalidade e equilíbrio”, Embora esse seja o horário ideal, a surya namaskar pode ser praticada em qualquer outro momento, sem perda de benefícios. Existe apenas uma restrição: ela só deve ser feita com o estômago vazio ou semivazio, para evitar enjôos e mal-estar.

Para quem está iniciando, a prática deve ser moderada e gradual, com poucas repetições. “Como tudo que diz respeito à ioga, ela deve ser feita devagar e com consciência, com a atenção voltada para o que se passa dentro de você”,  “Tente sincronizar cada movimento com a respiração para aguçar a mente e aquietar os pensamentos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário