terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Equilibrando os chacras

A sabedoria oriental nos ensina que o corpo humano está interligado por uma série de linhas energéticas espalhadas por toda sua extensão. Esses filamentos são chamados de nádis e funcionam como condutores de energia, transportando a energia assim como as veias transportam o sangue. Os pontos onde os nádis se encontram são chamados de chakras.

Os chakras são centros energéticos diretamente ligados ao sistema nervoso e ao corpo físico, mental e espiritual. Quando inativos, eles se mostram como rodas. Quando ativados, se abrem como flores, formando pequenos redemoinhos coloridos. Cada chakra possui uma tonalidade, expressa uma cor, e está associado a uma determinada parte do corpo. Eles captam, armazenam e espalham a energia vital por todo o corpo, da cabeça aos pés, dos pés à cabeça.

Primeiro os chakras assimilam a energia vital, também conhecida como prana, e em seguida encaminham para os centros físicos do corpo, através dos nadis. Quando estão em harmonia, os chakras mantêm o organismo em ordem, funcionando corretamente, executando perfeitamente suas funções. Mas quando há algum conflito ou problema, e os chakras têm seu funcionamento afetado, o corpo pode acabar manifestando disfunções emocionais e até doenças.

Por essa e por outras, o cuidado com esses centros de energia é fundamental. Imprescindível para quem quer levar uma vida saudável e feliz. Vamos então saber um pouco mais de cada um dos sete chakras e o que podemos fazer para ativá-los e equilibrá-los.


1: Chakra Raiz (ou Muladhara)


Localiza-se na base da coluna, entre o ânus e os órgãos genitais. Comanda os instintos de sobrevivência, a autoconfiança e as relações com o mundo. Controla as atividades do intestino grosso, das glândulas suprarrenais, do sistema linfático, dos ossos, das pernas e dos pés. 

Para equilibrá-lo, use óleo essencial de cedro, manjerona ou lavanda. Basta aplicar duas gotas, diluídas em álcool ou óleo vegetal, em cima do chakra ou na base do crânio. Para ativá-lo, use alecrim, manjericão, pinho ou patchuli. Outra forma é mentalizar uma luz vermelha vibrando em cima do chakra raiz.
 

2: Chakra Umbilical (ou Swadisthana)


Localiza-se na região do baixo ventre, abaixo do umbigo. Rege o inconsciente coletivo, a energia sexual, o prazer, a criatividade e a procriação. Regula os fluídos corporais, como a menstruação, o sangue, o esperma e as lágrimas, e também o sistema digestivo e reprodutivo.

Para equilibrá-lo, use essência de camomila, tangerina ou lavanda em cima do chakra ou no espaço entre as sobrancelhas. Para ativá-lo, use hortelã, alecrim, jasmim ou ilangue-ilangue. Outra forma é mentalizar uma luz laranja vibrando em cima do chakra umbilical.

3: Chakra do Plexo Solar (ou Manipura)


Localiza-se em cima do umbigo. Governa a vitalidade, a energia, os impulsos, as emoções e os desejos. Controla o pâncreas.

Para equilibrá-lo, use óleo essencial de manjericão, verbena ou limão em cima do chakra ou na base do crânio. Para ativá-lo, use cravo, bergamota, patchuli ou pinho. Outra forma é mentalizar uma luz amarela vibrando sobre o chakra do plexo solar.

4: Chakra Cardíaco (ou Anahata)


Localiza-se no meio do peito, na altura dos mamilos. Controla a inteligência emocional, a capacidade de amar, perdoar e ter compaixão. Regula o timo, o coração e os pulmões.

Para equilibrá-lo, use óleo essencial de sândalo, melissa ou manjerona em cima do chakra. Para ativá-lo, use pinheiro, eucalipto, rosa ou jasmim. Outra forma é mentalizar uma luz verde vibrando sobre o chakra cardíaco.

5: Chakra Laríngeo (ou Vishuddi)


Localiza-se na região da garganta. Rege a comunicação dos pensamentos e sentimentos, generosidade e aspiração espiritual. Governa a tireóide, a garganta, a boca, os ouvidos e o nariz.

Para equilibrá-lo, use óleo essencial de lavanda, camomila, cedro ou manjerona em cima do chakra ou nas têmporas. Para ativá-lo, use hortelã, vetiver, gerânio ou patchuli. Outra forma é mentalizar uma luz azul clara vibrando sobre o chakra laríngeo.

6: Chakra Frontal (ou Ajna)


Localiza-se entre as sobrancelhas, acima do nariz. Controla a intuição, o discernimento, a sabedoria e o intelecto. Governa o cérebro, a visão, a hipófise e o equilíbrio fisiológico.

Para equilibrá-lo, use óleo essencial de cedro ou lavanda em cima do chakra ou nas têmporas. Para ativá-lo, use gerânio, rosa, patchuli ou cipestre. Outra forma é mentalizar uma luz azul escura vibrando sobre o chakra frontal.

7: Chakra da Coroa (ou Sahasrara)


Localiza-se no topo da cabeça. Rege o espiritual e a essência do ser. Comanda o cérebro e a glândula pineal.

Para equilibrá-lo, use óleo essencial de lavanda, olíbano ou mirra em cima do chakra. Para ativá-lo, use alecrim, bergamota, hortelã, gerânio, jasmim ou rosa. Outra forma é mentalizar uma luz violeta vibrando sobre o chakra da coroa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário