quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Chá

Segundo a lenda, a origem do chá se deu na China em 2737 a. C., quando uma folha de Camellia Sinensis caiu numa tigela com água morna. No início, o chá verde era usado como remédio para dor de cabeça, cansaço, reumatismo, falta de concentração e tonturas. Somente após muitos séculos passou-se a tomar chá por prazer.

A palavra inglesa (tea) originou-se do dialeto chinês amoy “te” – província onde os holandeses compravam chá . A palavra “cha” é originária do mandarim e, mais tarde, tornou-se “chá” em cantonês, como foi mantido pelos portugueses, que faziam comércio em Macau, onde se falava esta língua.

O chá é proveniente das folhas de Camellia sinensis. Atualmente, muitos produtos levam o nome de chá, mas na verdade, só podem ser designados chás aqueles que tenham em sua composição a planta Camellia sinensis. Ou seja, aquilo que chamamos de chá de hortelã, chá de erva-cidreira ... São na verdade, infusões.

Para a produção do chá, são colhidas as duas folhinhas mais tenras junto com o brotinho da extremidade do galho. A colheita é realizada essencialmente por mulheres, devido à maior delicadeza na realização do trabalho.

Tipos de Chás

Chá Verde: são as folhas do chá que, logo após a colheita, passam por tratamento térmico (calor) para interromper o processo de fermentação, responsável pelo escurecimento das folhas. Depois do aquecimento, as folhas passam pela secagem.
O Bancha é o chá verde mais comum no Japão e sua colheita é realizada por máquinas. A palavra bancha significa “chá de folhas grandes”. É um chá de aroma fresco e muito digestivo .

Chá Branco: as folhas do chá sofrem o início do processo de fermentação (4 a 6%), o que confere um sabor peculiar e mantém os polifenóis (perdidos na fementação). Esse tipo de chá é produzido somente em pequenas regiões da China e da Índia, o que o torna mais raro e de maior custo.
O chá “Silver Needles”, produzido na China, é um tipo de chá branco que, em sua produção leva apenas os brotinhos da planta da Camellia sinensis.

Chá Oolongo: é o chá “meio” fermentado. O processo de fermentação é interrompido na metade. Chá da sabor suave, muito consumido na Europa devido à sua virtude de embelezar e emagrecer .

Chá Preto: as folhas do chá passam pelo processo de fermentação total o que permite acrescentar uma grande variedade de sabores/aromas.
O chá preto Darjeeling é produzido nos arredores da cidade de Darjeeling (Índia) sob elevadas altitudes (700 a 2000m). Os intervalos entre as colheitas são extremamente longos, podendo levar até 10 anos para que as folhas estejam prontas para a colheita. Conhecido mundialmente pela sua excelência, devido ao seu sabor único. É o chá aromático mais exótico e valioso que existe.
Outra variedade de chá preto é o chá do Ceilão, produzido na região de mesmo nome (Sri-Lanka).

Chá aromatizado: qualquer tipo de chá adicionado de outras folhas, frutas secas ou flores, o que resulta em misturas de sabores muito interessantes.
O sabor do chá pode variar de acordo com a região de cultivo, solo, clima, altitude, processo de fermentação, entre outros fatores.

Infusões

São ervas aromáticas, frutas desidratadas ou uma mistura desses ingredientes que não levam chá na sua composição, porém, muitas vezes são culturalmente chamadas de chá.
O rooitea é proveniente do rooi, um arbusto que cresce na África do Sul. É uma erva muito conhecida e não tem cafeína, assim como todas as infusões (com exceção da erva mate).

Modo de Preparo dos Chás

A fervura é importante para a evaporação do cloro, substância que interfere no sabor do chá. Assim, para o preparo, ferva a água e depois, para a oxigenação, mexa com uma colher ou derrame a água em outro recipiente.
Após ferver a água, esta deve ser deixada esfriar até que atinja a temperatura ideal para a infusão. Veja abaixo qual a temperatura ideal da água e o tempo de infusão para cada tipo de chá:

- Chá Verde
Temperatura da água: 60 a 80°C
Tempo de Infusão: 1 a 3 minutos
- Chá BrancoTemperatura da água: 60 a 80°C
Tempo de Infusão: 1 a 3 minutos
- Chá OolongoTemperatura da água: água recém-fervida
Tempo de Infusão: 2 a 5 minutos
- Chá PretoTemperatura da água: água recém-fervida
Tempo de Infusão: 2 a 5 minutos
InfusõesTemperatura da água: água fervente
Tempo de Infusão: 5 a 10 minutos

Os Benefícios do Chá

O chá verde é considerado um aliado da saúde por ser rico em flavonóides – substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce
Estudos comprovam que o chá verde ajuda a diminuir as taxas do colesterol LDL e ativa o sistema imunológico
As suas virtudes na prevenção do câncer vêm do fato dele ser rico em bioflavonóides e catequinas, que são substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores
Também está comprovado que o chá verde acelera o metabolismo, contribuindo no aumento do gasto energético. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário